Indiegente 15 anos

LP12 Double Vinil (Raging Planet)

Available from 03/12/2012

20.00 €

Add to Cart - Limited Stock

V/A COMPILAÇÃO PT

 More from this Band



Disponível em 2CD e 2LP

Todos aqueles que escolheram viver atentos à chamada cultura alternativa sabem que têm na Antena 3 um porto de abrigo seguro todas as noites da semana.
Aquele indicativo instrumental pontuado por violinos ( ainda hoje há quem não saiba quem são os autores da canção, como o autor do programa gosta de partilhar ) seguido de uma voz familiar que nos recebe sempre desta forma: «Boa noite! Bem-vindos para mais uma sessão de Indiegente, de 2.ª a 6.ª feira, na Antena 3, com Nuno Calado [introdução a convidados e/ou música]. Boa noite! Bem-vindos!» são a imagem de marca inconfundível  de Nuno Calado.
 
Noite após noite o Indiegente abriga nomes consagrados ao lado de bandas novas por conhecer, músicas esperadas seguidas de outras desconhecidas, sempre dentro de um critério claro cujo contexto é decidido por um comunicador de eleição que tem nesta cultura independente a sua forma de vida.
Falamos de quinze anos de emissões regulares difundidas para todo o país, caso único no panorama radiofónico, que merecem uma celebração à altura.
 
Para comemorar os quinze anos de Indiegente a renovada e elegante sala lisboeta Ritz recebe a festa de lançamento de uma compilação em formato duplo vinil azulado . São ao todo vinte e cinco bandas que compõem esta edição limitada, desde as bandas mais conhecidas como os Mão Morta ou os X-Wife aos projectos recém chegados, como é o caso dos Asimov ou Pe7er Panic. 24 temas alguns exclusivos e inéditos para assinalar 15 anos de um programa de rádio que tem espalhado muito do melhor que se faz em música alternativa.
 
Na noite de 7 de Novembro juntemo-nos a Nuno Calado para uma festa que vai ter concertos dos Phantom Vision e Corsage além de música escolhida pelo autor a que se junta o seu companheiro da Antena 3 Luís Oliveira para uma sessão de DJ.
Por nós, por eles e, sobretudo, pelo Nuno Calado que há quinze anos que nos mostra a linha Indiengente a seguir, dia 7 de Novembro a partir das 22h celebremos no Ritz Club.
 
Até lá fiquem com uma descrição individual para cada faixa da compilação e , como se ouve todas as noites na Antena3 ... Take Care!
João Gonçalves
 
??Alinhamento:??Mão Morta?Um dos pilares da cultura alternativa nacional os Mão Morta iniciam com “Irmão da Solidão” uma nova fase da sua carreira. A letra já tem muitos anos e finalmente ganhou uma base musical.??X-Wife?“I Get Along” é uma canção que até agora tinha ficado guardada e tem em si todas as características do ADN dos X-Wife onde o rock e a electrónica se fundem.
 
 
Anarchicks
Passaram pela primeira vez na rádio no Indiegente. “Forever” foi gravada nas mesmas sessões do primeiro álbum das Anarchicks que sairá no inicio de 2013.
 
Uni_form
É muitas vezes nas alturas mais difíceis que a inspiração surge como foi o caso de “Stealer”, tema escrito já depois da edição do álbum 1984.
 
 
Norton
Os Norton uma banda pop alternativa por excelência com uma capacidade de escrever canções que ficam no ouvido. “Into The Lights” é um dos
bons momentos de "Layers of Love United”
 
 
Crisis
Os Crisis são uma das novas bandas nacionais que mais gostei nos últimos anos. Quando por algum tempo suspenderam a actividade tive muita pena que o projecto estivesse em risco. Felizmente voltaram a actividade.
 
Asimov
Os Asimov editaram no final de 2011 um duplo álbum em vinil, uma viagem aos anos 70. “You Disappoited Me” foi gravado para esta celebração do Indiegente.
 
Dr. Frankenstein
A base deste tema tinha sido gravada para o 3 pistas do Henrique Amaro. Quando desafiei o André Joaquim a dar um tema para este disco
ele já tinha a ideia de acrescentar instrumentos e pistas aos que estava na base.
 
The Electric Mess
Os Electric Mess são de New York e a primeira vez que os ouvi foi exactamente com “He Looks Like A Psycho” do espaço da Groovie Records no Indiegente. Foi amor à primeira vista.
 
Thee Eviltones
São uma banda de Garage rock pós moderna sediada em Nottingham e liderada por um português. “Murder In The Dark” foi gravado a pensar neste disco.
 
Tiguana Bibles
Criados no eixo Londres/Coimbra, os Tiguana Bibles tiveram uma vida curta mas com muita histórias para contar. Esta versão de “Doente Meu
 
Amor” é a original que foi recuperada do computador do falecido Paul Hofner
 
Sean Riley & The Slowriders
Fiz o convite para esta participação aos  Sean Riley & The Slowriders numa conversa no átrio do cinema São Jorge. O Afonso perguntou-me “pode ser uma versão?” e a resposta foi imediata “Claro!”
 
Noiserv
“Attenagro” um dos temas de Noiserv que o musico sentia injustiçado por nunca ter tido a atenção merecida. por isso decidimos insistir nele.
 
The Ones
“Old Song” é mesmo uma velha canção já de 1984, embora só tenha sido masterizada em 2012. The Ones era um projecto que juntava Terry Lee
 
Hale e Jack Endino em Seattle anos antes do Grunge tomar a cidade de assalto.
 
Pe7er Panic and the Freakouts
Tem sido uma das teimosias saudáveis do Indiegente. Conheci o projecto no Rock Nordeste em Vila Real e mantivemos sempre o contacto. Este
tema já é posterior ao álbum Don’t Panic. “Something To Say” é a primeira vez que uma letra de Pe7er Panic em que o sexo é trocado pela religião.
 
Nicotine's Orchestra
Nick Nicotine é um dos músicos do Barreiro mais activo e com mais projectos. Esta orquestra em formato reduzido é um dos mais prolíferos.  “OOYEWCTSMF” foi escrito a pensar no Indiegente e gravado à antiga como Nick completamente sozinho em estúdio a tocar todos os instrumentos.
 
Miss Lava
Os Miss Lava desde cedo que se tornaram numa das bandas de rock mais poderosas em palco. “Fell My Grace” é o segundo single a sair do álbum “Red Supergiant”. Dizem as boas línguas que a escolha deste tema foi difícil.
 
La Chanson Noire
Como se pode ver pelo nome da canção é mais um tema feito com o coração de um artista que faz canções da mesma forma que cozinha, com
paixão. Este tema faz a ponte entre “Cabaret Portugal” e o seu 3º disco que começará a ser gravado em breve.
 
Raindogs
Os Raindogs estão ligados ao Indiegente desde o dia 1 já que o indicativo do programa ao longo destes 15 anos é da sua autoria. Foi com uma enorme felicidade que este triângulo entre Berlim, Shefield e Portugal voltou a dar frutos alguns anos depois de terem encerrado actividade. Espero que este tenha sido apenas o primeiro passo de algo maior.
 
 
The Point
Este é um projecto de colaboração entre Neil Leyton e Nick Andersson (A.K.A. Nick Royale) que passou pelos Entombed, Hellacopters e actualmente nos Imperial State Electric. “Give It A Try” é uma das boas canções desta dupla e existe em formato single.
 
Fart Simpson Band
Quando cheguei a estúdio para masterizar o disco descobri que ainda havia tempo para mais uma canção. O Fernando Matias disse-me que tinha
gravado uma banda incrível e mostrou-me. Adorei! Contactei o João Correia também conhecido por ser a voz dos Julie and The Carjackers. O resto é história...
 
Fast Eddie Nelson
Mais um representante do Barreiro com um som incrível e mais uma vez apenas 2 músicos para uma grande canção. Fast Eddie Nelson além de
excelente musico é igualmente dono de um grande sentido de humor. “Dancin' In The River” deixa ficar uma pergunta no ar: existe algo na água do Barreiro?
 
 
Phantom Vision
A banda liderada por Pedro Morcego que participou durante uns 2 ou 3 anos semanalmente no Indiegente. Sabendo eu da capacidade de escrita
que este Morcego tem não o poderia deixar dormir de noite. O tema marca igualmente o regresso do André Joaquim á banda.
 
Ninja Kore
São de Sesimbra e vivem num universo entre o drum and bass e o dubsptep. Vi-os pela primeira vez ao vivo numa eliminatória do Termómetro. Sempre gostei da musica e da atitude.
 
Noidz
São provavelmente uma banda de amores e ódios, gosto disso! Uma banda que mistura algo que normalmente não se mistura metal, industrial,trance, drum and bass, tradicional e ficção cientifica. “Face Yourself” é uma viagem. Foi gravado nas mesmas sessões dos temas que estarão no segundo álbum da banda a editar em 2013

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment