LP BLACK

ESTILHAÇOS

 Adolfo Luxúria Canibal – António Rafael – Henrique Fernandes – Jorge Coelho

 Surgido em 2004, na sequência de um convite para uma das Quintas de Leitura – o nome das sessões mensais com que o Teatro do Campo Alegre, no Porto, homenageia a poesia e os poetas –, “Estilhaços” nasceu como um espectáculo de spoken word, em que Adolfo Luxúria Canibal lia alguns textos e poemas do seu livro homónimo acompanhado ao piano e outros teclados por António Rafael. Posteriormente, mantendo as mesmas características, passaria a contar com a participação de Henrique Fernandes (contrabaixo), formação que iria gravar o primeiro disco do projecto, de título homónimo, editado em 2006 pela Transporte de Animais Vivos, selo discográfico da Quasi Edições.

Prosseguindo apresentações regulares, o colectivo foi renovando o seu reportório, acrescentando novos textos e poemas – mais uma vez retirados do livro “Estilhaços”, mas também alguns de génese mais recente – aos inicialmente interpretados. Em Novembro de 2010, e depois de Jorge Coelho (guitarra) se ter juntado ao grupo, foram convidados pela Fundação Cupertino de Miranda – Museu do Surrealismo para uma sessão de homenagem a Mário Cesariny. Essa intervenção daria azo a um novo espectáculo, “Estilhaços de Cesariny”, que a par dos escritos de Adolfo Luxúria Canibal incluía poemas do poeta surrealista. Este formato foi a base para a digressão que se seguiu e para o novo disco que os quatro músicos gravaram, “Estilhaços e Cesariny”, editado pela Assírio & Alvim no final de 2011 juntamente com o livro homónimo.

Em 2012 são convidados pela associação Ao-Norte para comporem pequenas peças a partir dos livros por ela editados na colecção “O Filme da Minha Vida”, onde vários ilustradores interpretam graficamente os filmes que os marcaram. O conjunto dessas peças, a musicarem os textos de Adolfo Luxúria Canibal despoletados pelos livros da colecção, daria origem a um novo espectáculo, “Estilhaços Cinemáticos”, estreado em Maio de 2013 nos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, e a um novo disco, homónimo, editado pela Cobra Discos no início de 2014.

Desde então foram fazendo apresentações regulares, em formato quarteto mas também em trio, com um reportório constituído por um conjunto variável de textos e poemas, quer de Adolfo Luxúria Canibal quer de Mário Cesariny, retirados desses três espectáculos. Até 2020, quando foram convidados pelo Correntes D’Escritas, o festival literário da Póvoa de Varzim, a apresentar um novo espectáculo, concebido especificamente para o certame. Esse espectáculo, “Escuridão”, criado em colaboração com a documentarista sonora Sofia Saldanha, acabaria por estrear apenas em Fevereiro de 2022, devido à pandemia. Desde então é o espectáculo que têm vindo a apresentar, tendo também dado origem a um disco, “Estilhaços de Escuridão”, com edição prevista para Junho de 2023 pela Rastilho Records.

Tracklist CD | LP
1. Boa Noite
2. A Escuridão
3. O Que Tenho a Dizer
4. As Listas de Lilith Parte 1
5. Prometo
6. Poema com Rosa
7. As Listas de Lilith Parte 2
8. A Beleza Olvidada

 


No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment