O DISCO
34 anos após os primeiros acordes e 9 anos passados sobre o lançamento do seu último e quinto álbum de originais – “Novos Hinos para a Mocidade Portuguesa”, Rastilho Records 2007 – eis que os infames Mata-Ratos regressam às edições de grande folego, novamente sobre a alçada da Rastilho Records, com «Banda Sonora do Apocalipse Anunciado» . 
 
O lançamento ou efeméride pode ser encarada de diversos pontos de vista: ou estamos perante uma das bandas menos produtivas e preguiçosas do panorama pop-rock nacional ou os Mata-Ratos obedecem a um ritmo muito próprio que não se compraz com os ditames e regras impostos pela indústria discográfica onde a norma é a necessidade da constante produção da ‘novidade’ (mesmo que não a seja) ou de encher ‘chouriços’ (e a OMS alerta agora para o seu caracter cancerígeno) em timings bastante apertados. Assim sendo, e, contrariando tudo o que é sugerido pela crítica cultural de parâmetros adornianos, como explicar a resiliência e popularidade dos infames? A resiliência poderá ser explicada pela teimosia do projecto (ou projéctil) musical – o agir com disfuncionalidade num mundo absurdo permite a sobrevivência contra tudo o que é ventos, marés e outros fenómenos agrestes como tsunamis de cerveja – já a popularidade é mais dificilmente expectável face a um agrupamento musical que aparenta suscitar mais ódios do que paixões. Raramente a indiferença.
 
Mas louve-se o que será provavelmente o último álbum de originais da já longa vida dos Mata-Ratos. A obedecer ao ritmo de produção patenteado, os elementos da banda já estarão numa casa de repouso quando se avizinhar um próximo lançamento.
E o que trás de novo «Banda Sonora do Apocalipse Anunciado»? Nada. Basicamente é mais do mesmo. Evolução técnica? Zero.  Hinos orelhudos? Apenas 15 novas bombas sónicas prontas a explodir nas ventas dos mais incautos. Ninguém espera outra coisa dos infames Mata-Ratos. E que venha o Apocalipse anunciado!
 
OS TEMAS
O novel trabalho discográfico, que terá edição nos formatos LP Vinil e CD pelas mãos competentes da Rastilho Records, é servido como um menu de 15 pratos para o fim dos tempos devidamente guarnecidos com doses cavalares de punk-rock puro e duro: da mais desejável das mortes («Tsunami de Cerveja») ao engodo mitológico que sustenta séculos de apatia nacional («Nação Ficção»); do toque triunfal que precede o fim dos tempos («Banda Sonora do Apocalipse Anunciado») ao desejo sanguinário de justiça popular («Perder a Cabeça»); da leitura semiótica dos textos sub/culturais  («Onde estavas no 25 de Abril?») ao grito de revolta contra os que se enfartam com a miséria alheia («Donos disto Tudo»); de episódios menos recomendáveis da via sacra do cristianismo («Canibais de Ma’arra») ao hino desbragado ao supremo dos néctares («A Infâmia e a Bravia»); da justa e devida homenagem («Som da Frente») ao supra sumo das figuras patéticas passiveis de imaginar («Os bois pelos nomes»); do drama das mães solteiras («Fora do Baralho») aos estereótipos da lusitanidade («Jihad Lusitana»); do surrealismo canino religioso («A Visão») á pulsão sexual animalesca («Capuchinho Vermelho») e finalizando com o tomar de consciência de que querer ter tudo é o mesmo que não ter nada («Quero Mais»). Há de tudo para todos. É fartar, vilanagem!
 
 
LP, Tracklist
A1. A infâmia e a Bravia
A2. Banda Sonora do Apocalipse Anunciado
A3. Canibais de Ma´arra
A4. Tsunami de Cerveja
A5. Nação Ficção
A6. Os Bois pelos Nomes
A7. Som da Frente
B8. Donos Disto Tudo
B9. Jihad Lusitana
B10. Onde Estavas no 25 de Abril?
B11. Fora do Baralho
B12. Perder a Cabeça
B13. A Visão
B14. Capuchinho Vermelho

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment