A Semente

LP12 Vinil

Available from 06/05/2022

20.00 €

No Stock

CASSETE PIRATA

 More from this Band



LP Black


A 15 de outubro 2021 será lançado o disco “A Semente” do que já tinha sido plantado pela primeira longa duração da banda em 2019, “A Montra”. O novo trabalho surge como resultado de um período de reflexão, de introspecção dirigido sobretudo ao facto de, de um modo geral, nos termos desligado da terra, da vida plena e serena em comunidade, em detrimento do perigoso individualismo de que a virtualidade, por vezes anónima, nos tende a encaminhar.
 
Olha lá que a Semente
é da gente que a mantém
Olha lá, faz diferença
na corrente que aí vem
 
Trazido do refrão de outra das canções do disco, Cassete Pirata lembra que, depois de lavrar e cuidar dos nossos terrenos com respeito mútuo, temos que saber escolher e dar uso às nossas sementes.
“Se for decisão nossa, e para ontem, quanta coragem vamos ter para mudar já o que precisamos de enfrentar? Queremos que este disco faça estas perguntas, aponte alguns factos, deixando as respostas em aberto para que todos nós, juntos - banda e ouvintes -, as consigamos ir encontrando.” é Pir, vocalista e guitarrista, que nos desafia.
 
Escritas ao longo dos últimos meses, as canções d’”A Semente” geraram-se no lar do vocalista, no silêncio insone entrecortado pela descoberta da paternidade. Foram sendo trabalhadas por toda a banda, remotamente e sempre que foi possível vingarem as saudades de estarem juntos.
Num trabalho artístico serrado com o produtor musical Moritz Kerschbaumer, que veio manter a fasquia de qualidade carimbada por Benjamim desde o início da banda, os temas ganharam o corpo e a textura de campos férteis.
Na íntegra, o novo disco (carimbado pela Rastilho editora) será levado pela primeira vez a palco dia 20 de Outubro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Mas por outras estradas do país, Cassete Pirata tem já revelado algumas das canções e energias renovadas dest’”A Semente”.
Cassete Pirata estreou-se em palco há cinco anos no carismático Popular Alvalade, em Lisboa, e desde logo nos prometeu desvendar o que de emocional e energético se pode traduzir em canção portuguesa. 
A sua discografia conta com um EP de abertura (“Cassete Pirata”, 2017) e um disco de revelação (“A Montra”, 2019). No decorrer do último ano entraram-nos em casa um punhado de canções dos Cassete Pirata através da série portuguesa “Até Que a Vida nos Separe”, pela RTP, nomeada agora para o Prix Europa 2021. Ao longo de todo o percurso da banda, os singles mais destacados pelas rádios nacionais constituem uma lista invejável, desde “Próxima Viagem”,  “Chora Mãe”, “Ferro e Brasa”, “Outro Final Qualquer”, “Pó No Pé”.

Edição em CD e LP via Rastilho Records.

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment