Replay

CD

Available from 16/03/2012

12.50 €

No Stock



1.Rock On, Roll Out
2.Exodus
3.Demon Rider
4.Face to Face (We are one)
5.Lusitania
6.The Call and the Crash (All Men Stand Still)
7.Star Riders
8.Old Man
9.Alkateya
10.Nightmare
 
Olhando um pouco atrás para a já longa carreira dos Alkateya facilmente nos apercebemos que estamos perante uma banda histórica e de inegável importância no desenvolvimento do heavy metal nacional. Todos os grandes clássicos numa compilação de luxo que abrange duas décadas de puro heavy tradicional fazem do “Replay” um best off completíssimo e que personifica de príncipio ao fim aquilo que realmente são os Alkateya. 
 
A riqueza desta compilação manifesta-se imediatamente com a primeira malha rock on roll out, num espírito muito roqueiro com uns riffs sempre a abrir e uma sonoridade bem old school, um clássico intemporal. Segue-se a Exodus com um cariz bem mais pausado em contraste com a primeira malha revela uma maturidade e um sentimento profundo por aqueles que abandonam tudo por uma vida melhor, destacando-se nesta música a trabalho absolutamente lendário do Beto com uma sucessão de “tappings” suberbo e bem revelador de que esta banda veio beber muitas influências ao célebre movimento inglês da NWOBHM.
 
Face to face com a sua energia assola-nos subitamente e esta composição é talvez das mais míticas malhas de metal nacional já feitas com um “feeling” e uma chama de uma banda que estava no auge, o grito do João Pinto antes de mais um solo fabuloso do Beto é de arrepiar. 
 
Seria impossível falar de Alkateya sem falar da famosa Star Riders já que este autêntico épico celebrizou os Alkateya pela sua riqueza composicional. Aquando da entrada da voz do João Pinto nesta música conseguem-se denotar as origens latinas do vocalista ao cantar em Inglês e muitas vezes esta foi uma imagem de marca dos Alkateya. Tantas vezes criticada é uma postura bem verdadeira que demonstra que o metal não é tocado por poliglotas eruditos mas sim por aqueles que respiram o verdadeiro metal e o têm a correr nas veias!!! A qualidade musical mede-se pelos argumentos técnicos que todos os membros da banda possuem não tivesse esta banda sobrevivido durante 20 anos a compor e a tocar ao vivo por todo o País. Love it or leave it!!! 
 
O caracter épico é mais uma vez manifestado com The call & the crash (all men stand steel) numa nítida alusão ás batalhas medievais que tanto nos dizem e que tanto preenchem a nossa identidade nacional assim como a inevitável Lusitania (mare clausum, ruler of the seas) com um coro de pôr em sentido qualquer português que se interesse minimamente pela sua história, SAIL, SAIL YOUR FAITH AND HONOUR WILL PREVAIL, SAIL, um coro imortal com uma melodia francamente memorável a reforçar a missão de todos os lusitanos á 500 anos atrás. 
 
Neste desfilar de clássicos temos também a old man, muitas vezes pedida em actuações ao vivo e bem reveladora da capacidade que os Alkateya têm de  escrever baladas com uma mensagem e um intuito destacando-se mais uma vez o trabalho da guitarra do Beto absolutamente surreal num estilo bem clássico. Notável esta compilação para quem estiver interessado em conhecer o período que abrangeu o auge desta banda de todos nós. 
 
José Neves aka Rock Hard

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment