1969 a 2023

CD (Sony)

Available from 15/03/2023


Also Available in LP12 Vinil (View All)

15.00 €

Add to Cart - Limited Stock



"Quando Tozé Brito e José Cid se conheceram, havia um país por resolver e outro por inventar. Partilharam ensaios, viagens, tertúlias e vivências. Aprenderam juntos a fazer. Sem eles, a música portuguesa não seria a mesma mas a história ainda não acabou. Tozé Cid sintetiza a cumplicidade entre ambos num documento histórico de revisão de Canções de 1969-2023.
 
Uma amizade que remonta aos dias do Quarteto 1111, quando Tozé Brito entrou para o grupo em 1970, o ano do histórico álbum de estreia, do qual revisitam João Nada, Domingo em Bidonville e Pigmentação (a primeira canção escrita em Portugal sobre a xenofobia), todas proibidas pela censura, retiradas do ar e os discos das lojas. Do mesmo ano, chega Todo e Mundo e Ninguém, a primeira escrita a quatro mãos, originalmente editada em single e celebrizada em 2017 por ter sido samplada por Jay-Z em Mercy Me do álbum 4:44. E do Quarteto, voltam ainda a Memo e Os Rios Nasceram Nossos, ambas do single de 1987, que assinalou a reunião do grupo para comemorar vinte anos de carreira.
 
Aos Green Windows, a banda formada quando os dias do Quarteto se aproximavam do fim, resgatam com dois lados B: Bola de Cristal (de 1973, parceira de No Dia Em Que O Rei Fez Anos) e Uma Nova Maneira de Encarar O Mundo (de 1974, a outra face do clássico Vinte Anos). As restantes quatro provêm de discos de José Cid: Lisboa Ano 3000 (1971), Mitos (1989), Soldados Desconhecidos (1994) e João Gilberto e Astor Piazzolla (2018).
Para este exercício de revisitação e reconstrução do património conjunto, Tozé Brito e José Cid optaram por escolher cançoes menos conhecidas do público, com perfil actual. A dupla deu prioridade às vozes, e elaborou arranjos de roupagem acústica, com recurso a instrumentos tradicionais como concertinas, acordeoes, gaitas de foles e flautas, a juntar às guitarras acústicas, baixos, teclados e percussoes. As gravaçoes decorreram no estúdio de José Cid.
 
As ilustraçoes têm assinatura de João Maio Pinto, igualmente responsável pelo vídeo de ""Todo o Mundo e Ninguém""
Tozé Cid ""1969 a 2023"" estará disponível nos formatos  CD e vinil ."    

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment