Emigrantes, Imigrantes — Experiências de Vida no Universo Metálico Português (1989 – 2018)

Tendo o Metal como aspeto em comum, o autor falou com músicos, produtores, jornalistas, investigadores, ilustradores e promotores que, a dado momento, decidiram viver e trabalhar noutro país.
 
Entre figuras nacionais e estrangeiras, Dico entrevistou nomes como o guitarrista dos Venom Inc. Jeff “Mantas” Dunn (que também prefaciou a obra), os Moonspell Mike Gaspar e Aires Pereira, Marsten Bailey, Orlando Matias (ex-STS Paranoid), Rodrigo Leal (Hot Stuff) ou Sérgio Crestana (ex-Moonspell).
 
Embora dos cerca de 30 entrevistados (nacionais e internacionais) a maioria não faça da música a sua profissão, o autor foi saber como se integraram nas respetivas sociedades de acolhimento a nível social e laboral, numa época especialmente difícil a nível económico-financeiro (particularmente sentido na América do Sul e, na Europa, com a intervenção da troika nos chamados PIGS) e político — com uma inusitada crise migratória, o significativo aumento do eleitorado de extrema-direita na Europa e nos Estados Unidos e uma lenta desagregação europeia, de que o Brexit constitui um  importante prego no caixão. 
 
Que dificuldades enfrentaram estes entrevistados nos países de acolhimento? Que aspetos mais e menos lhes agradam nesses países? Como vivem atualmente? 
 
Em suma, nesta reportagem de fundo, o autor quis saber que diferenças estabelecem os entrevistados aos níveis da qualidade de vida, empregabilidade, cultura, economia, educação, etc., entre os seus países de origem e de acolhimento. Obviamente que a comparação dos respetivos cenários metálicos assume destaque.
 
Emigrantes, Imigrantes — Experiências de Vida no Universo Metálico Português (1989 – 2018) é, pois, um livro que combina Metal, Sociologia e Política, englobando relatos por vezes trágicos, outras vezes divertidos, outras vezes surpreendentes, outras vezes ainda que nos abrem os olhos sem complacência. É o mundo real em toda a sua crueza.

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment