Ao Vivo Coimbra 1999

TAPES (Rastilho Records)

Available from 04/03/2022

12.00 €

Add to Cart - Limited Stock



O histórico concerto de 1999 novamente disponível em CD (Digipack) e, pela primeira vez, nos formatos Cassete e Vinil.

Capa e Contra Capa: Mackintóxico (Tó Trips)
Adaptação Gráfica: João Diogo Pereira
Remasterização: Carlos “Cajó” Vales

CD 
- edição em CD Digipack
CASSETE
- edição limitada a 100 cópias
VINIL
- Edição limitada a 500 cópias em LP branco, com capa Gatefold

Censurados 2022 

Se procurássemos uma palavra que estivesse sempre presente desde o primeiro ensaio até hoje, seria sem dúvida "gratidão".

Agora que se fecha um ciclo de reedições iniciado em 2014, queremos fazer desta edição uma forma de exprimir a nossa mais profunda gratidão a todos os que nos acompanharam nesta longa estrada de Censurados.

Fazemo-lo não só pelo empenho, esforço e dedicação com que muitos apoiaram a banda, mas também porque a forma honesta, integra e genuína com que o fizeram nos deu uma capacidade de disfrutar cada momento de Censurados, com uma alegria e plenitude que de outra forma seria impossível.

É que Censurados, sempre foi algo muito para além de nós os quatro. Parece que havia uma energia latente à espera que a banda existisse para se libertar e, sem limites, conquistar tudo e todos à nossa volta.

Essa energia começa desde logo na família do João Ribas, estendendo-se rapidamente a todo o bairro de Alvalade, onde se estabelece o núcleo duro de operações. Já eramos, e nunca deixámos de ser muitos mais do que só nós os quatro.

E ainda a muitos mais se alastrou essa energia. Todos os que trabalhavam connosco, técnicos, agentes, promotores, editores, media, todo o pessoal do meio, parecia que se entusiasmavam ainda mais do que nós, deixando de ser gente que trabalhava connosco para passarem a fazer parte dos Censurados. Até dos enormíssimos Xutos & Pontapés e de toda a sua equipa (cujo impulso que nos deram foi decisivo) se pode dizer ainda hoje que para além de Xutos são também Censurados!

Assim sendo, que outra atitude poderíamos ter agora, passados quase 35 anos do primeiro acorde, senão a de estarmos profundamente gratos a todos estes Censurados?!

Samuel Palitos, Fred Valsassina, Orlando Cohen e Família João Ribas

Censurados, Janeiro de 2022


O fim de um ciclo – Nas palavras do editor

Fecha-se um ciclo. Iniciou-se em 2014 com as reedições de “Censurados” e “Confusão”, os históricos álbuns dos Censurados. Vi o João Ribas pela última vez em Novembro de 2013 no concerto dos ingleses GBH na República da Música, em Lisboa. Afável como sempre. Mas foi uma conversa curta dadas as circunstâncias. Combinámos falar, mais tarde, sobre estas reedições que já tínhamos em mente. Quatro meses depois, a triste e inesperada notícia da sua morte….

Meses mais tarde, em 2014, contactei o Orlando Cohen e o Samuel Palitos tendo em vista as reedições dos discos. A família do João foi ouvida, contactámos o Tim dos Xutos & Pontapés (que tinha editado originalmente os discos na sua El Tatu). A resposta foi positiva e rapidamente avançamos com o projecto.

Não estive presente no dia 12 de Maio de 1999 em Coimbra. Não me recordo bem mas “problemas de adolescência” fizeram-se declinar o convite de alguns amigos de Leiria. Arrependo-me todos os dias desta decisão. Na altura pensava que teria oportunidade de os ver num futuro concerto… os anos foram passando e esse dia nunca chegou. “Ao Vivo em Coimbra 1999” é um disco histórico que permanece na memória de quem lá esteve. Relembrá-lo nesta edição é uma forma de celebrar o legado e importância dos Censurados no Rock português dos anos 90. Esta edição só foi possível porque o Cajó (habitual técnico de som dos Censurados) encontrou os Dat´s originais deste concerto. Ponto assente era remasterizar, mantendo os discursos lapidares do João Ribas entre as músicas. Por isso o digo: são os Censurados como nunca os ouvimos! Foi em 1999 mas, poderia ter sido em 2019: a qualidade sonora está impecável, as músicas - que sempre conhecemos - ganham uma força ainda maior.

Agradeço do fundo do coração ao Fred, Samuel, Orlando e a família do João Ribas, por me permitirem via Rastilho continuar a celebrar o legado dos Censurados. Porque os Censurados fazem parte das nossas vidas e, num mundo de “epifenómenos” no mundo da música, é importante lembrar e celebrar a vida e obra maior que os Censurados nos deixaram. Até morrer, mesmo!

Pedro Vindeirinho, Janeiro de 2022

12 de Maio de 1999, Queima das Fitas Coimbra

(excerto retirado e adaptado do livro “Censurados até Morrer” de Augusto Figueira e Renato Conteiro)

Em 1995, a El Tatu reeditou em CD o primeiro álbum dos Censurados, que esgotou rapidamente. A reunião da banda só viria a acontecer em 1999 quando os Xutos & Pontapés os convidaram para participar no disco comemorativo dos seus 20 anos de carreira, intitulado “XX Anos, XX Bandas”. “Não podíamos recusar. Devemos tudo o que fomos ao Tim e aos Xutos. Por eles faço qualquer coisa!” – afirmou João Ribas. O tema escolhido foi “Enquanto a Noite Cai”, recriado com a bateria em binários, bem ao estilo de Censurados (uma das faixas mais bem conseguidas do disco). “Censurados típico são aquelas malhas a dois tempos” – apontava Cajó, o técnico de som da banda, na altura.

O disco saiu em 1999. Seguiu-se o concerto de comemoração dos 20 anos dos Xutos & Pontapés na Queima das Fitas de Coimbra, no dia 12 Maio de 1999. “Os Censurados tocaram em Coimbra a pedido expresso da Associação Académica” – referiu Tim.

“Depois de uns anos separados, os Censurados juntaram-se e vieram tocar às noites da Queima em Coimbra. De início, as caras no público eram conhecidas, da Universidade, das noites de Coimbra e das noites anteriores da Queima; mas à medida que a hora se aproximava, as caras conhecidas dissolviam-se na multidão! Era o poder dos Censurados! Vindos de Braga, do Porto, de Lisboa ou do Algarve chegaram os verdadeiros fãs dos Censurados, desejosos de os ver a actuar. Como não podia deixar de ser, o concerto começou com o hino “Censurados” e desde logo a empatia foi excelente, com o pessoal sempre a curtir. Quase no fim, o Ribas sai-se com esta: “Um gajo fica a gostar de estudantes só por causa das Queimas!” – contou João Pedro Silva, estudante à data em Coimbra.

 

Tracklist CD | MC | DIGITAL

1. Censurados

2. Côxa

3. Animais

4. Srs. Políticos

5. T'andar De Mota

6. Não

7. Venenosa

8. É Difícil

9. Enquanto A Noite Cai

10. Angústia

11. Quero Ser Eu

12. Amigo

13. Já Sei

14. Confusão

15. Censurados


No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment