Empty Space

CD (Rastilho Records)

Available from 16/05/2011

5.00 €

Add to Cart - Limited Stock



UTTER (total, completo, absoluto, extremo) foi a palavra inglesa escolhida pelos membros da banda bracarense para traduzir o conceito estético e artístico que procuram atingir e transmitir na música que concebem.

Em Junho de 2007, António Sérgio, o melhor divulgador de música popular do nosso tempo, na opinião de Miguel Esteves Cardoso (in Público), inscreve o projecto UTTER na agenda dos novos nomes e destaca em algumas emissões do programa “As Horas” (Rádio Comercial) os temas Overture, Redemption (Part I) e Redemption (Part II).

 

Mais tarde, em Fevereiro de 2008, já na Radar FM, em Lisboa, o Mestre da Rádio Portuguesa entrevista a banda no programa “Viriato 25” após a edição de autor do disco homónimo de estreia (seis temas), distribuído no território nacional pela Compact Records.

É também em 2008 que arranca a Redemption Tour, com apresentações em várias cidades do país, destacando-se o concerto realizado na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão.

Gravam o segundo disco de originais entre Junho de 2009 e Abril de 2010 no QM STUDIOAUDIO, com influências que vão dos Sigur Rós, Depeche Mode, Dead Can Dance, U2, Pink Floyd aos Radiohead. Produzido e misturado pelo compositor e produtor João Pedro Ferraz, o novo álbum dos UTTER inclui 13 canções originais.

Posteriormente o disco é masterizado em Londres por Harvey Birrel (que trabalhou com bandas como Mazgani, Johnny Foreigner e The Buzzcocks, entre muitos outros) e conta com a colaboração especial de Noiserv no tema “You Draw a Line Between”.

“Into the light”, 1º single do novo álbum, foi distribuído através da AWAL (Artist without a Label) a partir do dia 18 de Novembro de 2010 e rapidamente recebeu a atenção de várias rádios nacionais e internacionais (tendo alcançado o número 5 no Índice A3-30 da Antena 3). O videoclip do single estreou na Supajam, plataforma digital de promoção de bandas independentes, rodando em países como o Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, entre outros.

 

 

Em Janeiro de 2011, o tema “First Trip” foi disponibilizado para download gratuito, em exclusivo em Portugal, no site da Antena 3, mas também em países como os Estados Unidos, Reino Unido e Itália. 

 Rapidamente recebem a atenção do mundo, que se materializou no convite da promotora Everything is New para fazer a primeira parte da banda Indie Rock Feeder (País de Gales, Reino Unido) no Hard Club do Porto, em Março de 2011.

Com o selo da Rastilho Records, o novo álbum “Empty Space” marca então o regresso do quinteto UTTER (Gil, Humberto, Zezen, André e João) aos discos de originais, e chega às lojas no dia 16 de Maio´2011, antecedido do novo single “In the End” a lançar já na próxima segunda-feira, dia 18 de Abril.


No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment