A Voz da Guitarra

CD (Universal)

Available from 25/11/2010

15.90 €

Add to Cart - Limited Stock

CARLOS PAREDES

 More from this Band



2010

‘Sobre Carlos Paredes já tudo foi dito. Não deixa de ser importante recordá-lo, num país que continua a ter uma enorme dificuldade em lidar com a sua memória e, sobretudo, com a sua memória cultural. Afinal, este homem modesto, tímido, discreto, de cujos dedos saíram algumas das peças mais imortais da música portuguesa’, escreve o jornalista Jorge Mourinha a propósito da Antologia que chega às lojas na próxima segunda-feira.

‘E, contudo, se falássemos com ele, a sua modéstia impedi-lo-ia de olhar para a sua música como “grande música” - preferiu desde sempre chamar-lhe uma “pequena música”, indigna dos mestres e antecessores em cujos passos não ousava seguir, mero esboço de possível reportório erudito para um instrumento que era preciso libertar enquanto solista. Mal sonhava ele que, hoje, a sua “pequena música” é encarada como inultrapassável, magistral, genial.’

E acrescenta: ‘Num disco, temos Paredes solista, compositor de génio, executante iluminado. (…) No outro disco, encontramos Paredes acompanhante, numa reunião de raridades perdidas ou esquecidas, quer como compositor, quer como músico convidado.

Mas o calibre daqueles que surgem a seu lado – de uma figura tão marcante das músicas improvisadas como Charlie Haden aos poetas Ary dos Santos e Manuel Alegre, do nome maior do fado que é Carlos do Carmo aos pioneiros de uma nova canção portuguesa que foram os Madredeus – deixa bem visível como o seu talento era raro e precioso.

É por isso que, mais do que voltar a ouvir Paredes, o mais importante é nunca o esquecermos. Porque Carlos Paredes era único. Foi para talentos como ele que se inventou esta palavra: génio.

No comments here, be the first!

Leave a review

Only registered users can comment.

Login to comment